segunda-feira, 14 de julho de 2014

70 – Medo (Angst) – Áustria (1983)


Direção: Gerald Kargl
Psicopata recém saído da prisão começa a apresentar os mesmos impulsos assassinos que o levaram a cela. Sem meios para conter seus impulsos ele planeja novas mortes e vai parar em uma mansão onde aterroriza uma idosa, seu filho com problemas mentais numa cadeira de rodas e uma jovem, enquanto relembra sua infância problemática com a mãe, irmã e o padrasto.

Filme curto, como um conto.

Uma câmera nervosa, tal como o personagem psicopata. A câmera o vai acompanhando no seu ritmo. Vai atrás dele, enquanto ele caminha. Fica neurótica quando ele surta. Corre quando ele vai cometer mais um assassinato.

Um belo trabalho de câmera, uma ótima atuação, mas um filme mediano.


Download:

sábado, 12 de julho de 2014

69 – Outfoxed: a guerra de Murdoch contra o jornalismo (Outfoxed: Rupert Murdoch´swaronjournalism) – Estados Unidos (2004)


Direção: Robert Greenwald
Outfoxed entrevista ex-jornalistas da Fox News e mostra o lado escuro por trás da notícias. Os interesses das grandes corporações e das oligarquias formando e controlando a "opinião pública", transformando o jornalismo na chamada "imprensa marrom" liderada por Rupert Murdoch.

Documentário que faz uma análise do jornalismo praticado pela Fox News. Com o estudo de técnicas e depoimentos de ex-funcionários, Outfoxed contesta os princípios jornalísticos da emissora.

Nada tão diferente do que é praticado no telejornalismo brasileiro.

O filme é de 2004. Não sei se nesse período alguma lei nova pintou por lá, para democratizar a comunicação nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, ainda nos baseamos em uma lei de 1962, o que faz com que as grandes corporações façam suas próprias leis e definam as regras. Ou seja, o quarto poder na mão de meia dúzia de famílias. Famílias essas que, com seus interesses econômicos e políticos conduzem seu jornalismo a partir desses interesses, o que significa favorecer determinados grupos políticos, em detrimento de outros.


É por isso que Outfoxedcontinua atual, pelo menos por aqui. Recomendado para todos que não concordam com o oligopólio midiático no país e que lutam pela democracia.


Download:

quarta-feira, 9 de julho de 2014

68 – Glória feita de sangue (Paths of glory) – Inglaterra (1957)


Direção: Stanley Kubrick
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.


Um filme de guerra com quase nenhum confronto. Na tela de Kubrick estão lá os objetos principais da narrativa: os seres humanos. O que eles são capazes de fazer? Ou, até onde são capazes? Ou, até onde, de fato, são.

Obra clássico do diretor. Mesmo nos filmes de guerras, o existencialismo humano é mais importante que bombas e explosões.


Download:

domingo, 6 de julho de 2014

67 – Norberto apenas tarde (Norberto apenas tarde) – Uruguai (2010)


Direção: Daniel Hendler
Após ser demitido de uma empresa onde assumia um importante cargo administrativo, Norberto decide tentar a sorte no ramo imobiliário. Ele adia o quanto pode o momento de contar à esposa a má notícia. Contratado como corretor, é incentivado pelo chefe a fazer um curso de assertividade para melhorar a timidez e começa a frequentar aulas de teatro num curso para principiantes. No entanto, seu progresso é lento e seus clientes, assim como sua mulher, continuam sem acreditar em nada do que ele diz. Em meio a este processo, porém, Norberto descobre que é possível ganhar respeito e até dar um bom grito.


É isso aí, Norberto. Joga tudo pra cima e muda de vida. Nada é tão ruim que não possa piorar. Então, para quê se preocupar? Experimenta novas paixões, muda o corte de cabelo, demite o seu patrão, se emborracha e vai ser feliz.

E no Uruguai, então. Um bom lugar pra começar.


Download:
Torrent (legenda fixa)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Hola, que tal?


Uma visitinha rápida por esse malfadado blog que me tem dado saudade. Saudades daqui, do Brasil e de ver filmes.

Nesse exato momento já passei pelo Uruguai, Argentina, Chile e estou em alguma parte da Bolívia. Ainda tem muito chao pela frente e acho que só volto à atividade em setembro.

Ainda tem umas três postagens programadas e daí em diante meu hermano Iury assume.

A viagem continua e o cinema nao pode parar!

Abraço para todo mundo!!!

Az

Mais acessados