quinta-feira, 30 de julho de 2020

Queda Livre (Szabadesés) - György Pálfi (Hungria, 2014)


Diretor: György Pálfi
Sinopse: Uma mulher salta do topo do prédio de sete andares onde vive, mas sobrevive à queda. Ferida, ela começa a subir novamente, e em cada andar, pequenos vislumbres das vidas estranhas dos habitantes do prédio, em um quebra-cabeças feito de choques, enigmas e humor macabro.


Todos os filmes húngaros que eu já vi até hoje são muito loucos.
Queda Livre também é insano, exagerado, curioso, interessante, intrigante... 


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 27 de julho de 2020

A negação do Brasil (Joel Zito Araújo) - Brasil (2000)



Direção: Joel Zito Araújo
Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.


O racismo brasileiro diante dos nossos olhos.
Joel Zito é um diretor indispensável para um cinema que não passa na tv.




Download:

sábado, 25 de julho de 2020

Baseado em Fatos Raciais (Grass is Greener) - Fab 5 Freddy (EUA, 2019)


Direção: Fab 5 Freddy
Combustível para o jazz e o hip-hop, ela foi também o estopim de uma guerra contra as drogas baseada na injustiça racial. Este documentário analisa a complexa relação dos EUA com a maconha.


O documentário traz um apanhado histórico sobre o processo que fez da Cannabis uma planta amaldiçoada por políticos do alto escalão dos Estados Unidos. A maconha foi, inicialmente, muito consumida pela população negra e de origem mexicana - destaque para Louis Armstrong, que sempre foi um amante da erva - e passou a ser criminalizada numa guerra semelhante à daqui: a guerra aos pobres disfarçada de "guerra às drogas", servindo de bode expiatório para ampliação das políticas racistas que marcam a história dos Estados Unidos.

Lá, como cá, a criminalização da maconha enriqueceu políticos e grandes empresários que lucram com o tráfico e matou milhares de pobres, encarcerando tantos outros.

Outro elemento interessante que o documentário traz é que, apesar de diversos estados terem legalizado e regulamentado o uso e comércio da maconha, a população negra segue excluída desse novo mercado legalizado que vende a planta e artigos para seu uso. Ou seja, mesmo com o país começando a corrigir os erros do passado, a estrutura racista dos Estados Unidos ainda é algo de difícil solução.



Download:
Torrent + Legenda (arquivo não testado)

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Confissões (Kokuhaku) - Tetsuya Nakashima (Japão, 2010)


Direção: Tetsuya Nakashima
Sinopse: No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes mesmo de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que está prestes a se vingar.

Filmão! Tecnicamente muito bem feito e com uma história que prende e amarra até o final. Recomendadíssimo!




Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 20 de julho de 2020

A Odisseia dos tontos (La Odisea de Los Giles) - Sebastián Borensztein (Argentina, 2019)


Direção: Sebastián Borensztein
Sinopse: Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, muitas coisas estão prestes a morrer. Durante a crise econômica que levou ao congelamento bancário traumático de 2001, um grupo de homens decide reunir a quantidade de dinheiro necessária para adquirir alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, o golpe faz com que eles se encontrem no fundo do poço e reajam diante da injustiça. Agora é sobre roubar o ladrão.


Vi tantos elogios a esse filme que cheguei a achar que o problema estava comigo. Mas não. O filme é bobo mesmo. Bobinho, bobinho...



Download:
Torrent + Legenda

sábado, 18 de julho de 2020

Magnólia (Magnólia) - Paul Thomas Anderson (EUA, 1999)



Direção: Paul Thomas Anderson
Sinopse: Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de TV à beira da morte que deseja reencontrar o filho. Phill (Phillip Seymour Hoffman) é seu dedicado enfermeiro e Linda (Juliane Moore), sua jovem esposa. Frank (Tom Cruise), um célebre guru machista, é o filho que Big Earl procura. Jimmy Gator (Philip Baker Hall) é o apresentador de um famoso programa de TV que também está com câncer e procurando se entender com a filha Cláudia (Melora Walters), cocainomaníaca. Stanley (Jeremy Blackman) é um garoto-prodígio manipulado pelo pai oportunista. O ponto comum entre essa gente? Todos vivem num bairro de Los Angeles cortado por uma rua chamada Magnólia. Mas, antes que este círculo de personagens se feche, o espectador ainda terá muitas surpresas...



Deve ter sido a terceira ou quarta vez que eu assisti Magnólia. Continua muito, muito bom!
E se você não colocou esse filme na estante dos melhores filmes da década de 1990, então talvez o problema esteja em você. 
Aula de cinema.
Filmaço!



Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 16 de julho de 2020

A Grande Testemunha (Au Hasard Balthazar) - Robert Bresson (França, 1966)


Direção: Au Hasard Balthazar
Sinopse: Uma obra de enorme cariz simbólico, onde a concepção humana e espiritual das personagens, virtudes, receios e defeitos, é encompassada pelo olhar e presença de um burro, de seu nome Balthazar, que surge quase como uma figura de matriz religiosa. Não é um burro qualquer. Intemporal, pela reflexão que provoca e pela universalidade que evoca.


A melhor atuação de um burro desde a participação de Nicolau em O Pagador de Promessas. Como assim Balthazar não ganhou o Oscar!?



Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Destacamento Blood (Da 5 Bloods) - Spike Lee (Estados Unidos, 2020)


Direção: Spike Lee
Sinopse: História de quatro veteranos da Guerra do Vietnã: Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock, Jr.). Acompanhados do filho de Paul (Jonathan Majors), eles retornam ao Vietnã em busca dos restos mortais do líder de seu esquadrão (Chadwick Boseman) e de um tesouro escondido.


Um tapa na cara, um murro no estômago e um chute na consciência de muita gente.

Às vezes os clichês holywoodianos usados por Spike Lee no filme me incomodavam. Mas sei que é através deles que o diretor consegue dialogar com uma gama de gente que foi habituada a ver filmes de guerra como se fosse entretenimento. E é através de alguns clichês, do "filme de guerra" e do entretenimento que Spike Lee consegue fazer uma ponte com um público maior, que talvez nunca tivesse visto um filme seu.

E uma vez que você tá dentro do filme, está vulnerável a receber os tapas, murros e chutes que Spike Lee dá.

Tomara que o diretor chegue cada vez mais nas casas das pessoas e que essas pensem duas vezes antes de usar um bonezinho do seu fascista de estimação.

A guerra não acabou.

E se eles vêm de lá com tanques, venenos, e policiais assassinos, a gente vai com cinema, consciência e fogo nos racistas!


Download:
Torrent + Legenda

sábado, 11 de julho de 2020

Em Pedaços (Aus Dem Nichts) - Fatih Akin (Alemanha, 2017)


Direção: Fatih Akin
Sinopse: Katia Sekerci é uma alemã que leva uma vida normal ao lado do marido turco Nuri, e do filho de 7 anos. Um dia, ela é surpreendida ao descobrir que ambos morreram devido a uma bomba colocada no escritório do marido. Desesperada, Katia decide lutar por justiça.

As definições de "Fogo nos Racistas" foram atualizadas. Filmaço! E, sim, o nazismo ainda existe e segue se organizando. No Brasil, até elegeram presidente.



Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Gigante (Gigante) - Adrián Biniez (Uruguai - 2009)


Direção: Adrián Biniez
Sinopse: Jara (Horacio Camandule), grande e tímido segurança de supermercado, descobre Julia (Leonor Svarcas), faxineira no lugar, pelas câmeras de vigilância e apaixona-se por ela. Logo, sua vida passa a girar em torno da rotina dessa mulher e pelo desejo de conhecê-la.


O filme tá um pouco ultrapassado, já que a história de um stalker psicopata não seria tão romantizada nos dias de hoje, mesmo sendo o personagem um fofo bem intencionado. Mas o capricho e zelo do diretor com sua obra tornam o filme agradável. Sem falar que é sempre muito bom passear e rever as ruas de Montevideo.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 6 de julho de 2020

[ESPECIAL] - ENNIO MORRICONE




Morre o gênio Ennio Morricone. Me apaixonei por ele em Cinema Paradiso, arrebatado por suas composições que levam qualquer um às lágrimas. Sou grato pelo trabalho desse italiano, que fez de cada trilha sonora protagonista dos filmes. Sim, suas músicas sempre foram personagens ativos e indispensáveis ao enredo das obras.

Aos 91 anos, ele se despede com o dever cumprido, de quem se eternizou na história do cinema e deixou para humanidade obras-primas incomparáveis.

Grazie, maestro!

Abaixo, os melhores filmes que vi com sua trilha sonora (e torrent disponível para download):

Por um punhado de dólares (Sergio Leone, 1964)
Por uns dólares a mais (Sergio Leone, 1965)
Três homens em conflito (Sergio Leone, 1966)
A batalha de Argel (Gillo Pontecorvo, 1966)
Partner (Bernardo Bertolucci, 1968)
Era uma vez no Oeste (Sergio Leone, 1968)
Quando explode a vingança (Sergio Leone, 1971)
O enigma do outro mundo (John Carpenter, 1982)
Era uma vez na América (Sergio Leone, 1984)
Os Intocáveis (Brian de Palma, 1987)
Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 1988)
Estamos todos bem (Giuseppe Tornatore, 1990)
A lenda do pianista do mar (Giuseppe Tornatore, 1998)
Malena (Giuseppe Tornatore, 2000)
Kill Bill - vol 2 (Quentin Tarantino, 2004)
Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino, 2009)
O melhor lance (Giuseppe Tornatore, 2013)
Os oito odiados (Quentin Tarantino, 2015)

Download:

Pássaros de Verão (Pájaros del Verano) - Ciro Guerra e Cristina Gallego (Colômbia, 2018)


Direção: Ciro Guerra e Cristina Gallego
Sinopse: Na década de 1970, na Colômbia, uma família de nativos de Wayuu se encontra no coração da florescente venda de maconha para a juventude americana. Quando a honra da família tenta resistir à ganância humana, a guerra de clãs se torna inevitável e põe em perigo suas vidas ancestrais, cultura e tradições.


Filmão! Cinema latinoamericano voando!!!!



Download:
Torrent + Legenda

sábado, 4 de julho de 2020

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (Belisario Franca) - Brasil (2016)


Direção: Belisario Franca
Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

Entre 1535 e 1888 a população negra foi escravizada no Brasil.

Entre 2016 e 2018, 2.570 pessoas foram resgatadas por estarem trabalhando em situação análoga à escravidão no Brasil. Do total, 82% são negros.

Em 2007, deputados aprovaram o PL da Super Receita que dificulta ainda mais a fiscalização contra o trabalho escravo. Dentre os partidos que votaram a favor estão o PMDB, PSDB, PFL (DEM), PR, dentre outros formados por políticos donos de terras ou descendentes de escravocratas.

Em 2017, Michel Temer assinou uma portaria mudando normas que diminuem o combate ao trabalho escravo. Essa medida foi feita para atender a bancada ruralista, que à época apreciava a segunda denúncia contra Temer. A turma acabou votando para Temer não ser investigado.

A Emenda Constitucional 81/14 que tipifica as práticas criminosas de escravidão levou 19 anos tramitando no Congresso. No seu programa de campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro incluiu a flexibilização dessa lei.

Bolsonaro é aquele que usa lemas nazistas, que tem ministros nazistas no seu governo e que mede quilombolas por arroba.

"Menino 23", a escravidão e o nazismo são mais atuais no Brasil do que se supõe.



Download:
Torrent

quinta-feira, 2 de julho de 2020

A Suíte Paraíso (The Paradise Suite) - Joost van Ginkel (Bulgária, Holanda, Suécia - 2015)


Direção: Joost van Ginkel
Sinopse: As histórias de seis pessoas que se cruzam e influenciam as vidas umas das outras de forma irreversível: Jenya, uma jovem búlgara; Yaya, um homem africano; Ivica, um criminoso de guerra sérvio; Seka, uma mulher bósnia; Lukas, um pianista sueco; e o pai dele, Stig.


A dura vida dos imigrantes. A dura vida das mulheres. A dura vida de quem sobreviveu a um massacre. E os dramas que cada um de nós carrega pela vida. 


Download:
Torrent + Legenda

Mais acessados