quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Grandes Ambições (High Hopes) - Mike Leigh (Grã-Bretanha/Irlanda do Norte, 1988)


Direção: Mike Leigh
Sinopse: O humor ácido de Mike Leigh numa comédia realista que relata o cotidiano de um conjunto de personagens: um casal da "working-class" londrina, Shirley e Cyril, a mãe de Cyril que está a ficar velha e esquecida, os vizinhos classe-média alta, a irmã pretensiosa de Cyril e o seu marido. Shirley quer ter um filho, mas Cyril, que lê Marx e quer que o mundo seja perfeito, está relutante.


Mike Leigh: desde 1988 sem nunca me decepcionar.



Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O Diamante Branco (The White Diamond) - Werner Herzog (Alemanha, 2004)


Direção: Werner Herzog
Sinopse: Amazônia, 1992: um acidente com um protótipo de dirigível criado pelo cientista britânico Graham Dorrington mata seu amigo e diretor de filmes ecológicos, Dieter Plage, enquanto filmava animais selvagens. Doze anos depois, Werner Herzog vai à região amazônica ao lado de Dorrington, disposto a fazer uma segunda tentativa.

Terminei de ver e corri pra pesquisar "como chegar nas Cataratas de Kaieteur". O documentário, além de dar uma vontade danada de conhecer essa maravilha da Amazônia da Guiana, desperta uma empatia pelos personagens e uma curiosidade sobre suas histórias. Sem falar na direção com o selo Werner Herzog de qualidade!


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Rafiki (Rafiki) - Wanuri Kahiu (Quênia, 2018)



Direção: Wanuri Kahiu
Sinopse: “Boas meninas quenianas se tornam boas esposas quenianas”, mas Kena e Ziki anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as garotas resistem e continuam sendo amigas próximas, apoiando-se mutuamente para perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor florescer entre elas, as duas meninas serão forçadas a escolher entre felicidade e segurança.


Minha esperança é que as próximas gerações vejam esse filme e pensem: putz... então era assim naquela época? Até lá, que as pessoas ao menos se revoltem contra os que negam o direito ao amor.



Download:

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Três Anúncios Para um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) - Martin McDonagh (EUA/Grã-Bretanha, 2017)

Direção:  Martin McDonagh
Sinopse: Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes (Frances McDormand) decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação.


Um bom filme. Bem dentro dos padrões, às vezes forçando a barra com soluções fáceis para o roteiro. Mas parte de um bom argumento, proporciona algumas surpresas pelo meio do caminho e é bom de se ver. 



Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Os Miseráveis (Les Misérables) - Ladj Ly (França, 2019)



Direção: Ladj Ly
Sinopse: Stéphane (Damien Bonnard) é um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil e se junta ao esquadrão anti-crime da comuna. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão com os moradores do local.


Terminei de ver o filme completamente arrepiado. Foda!!!



Download:

sábado, 8 de agosto de 2020

Uma História de Amor e Fúria (Luiz Bolognesi) - Brasil (2012)



Direção: Luiz Bolognesi
Sinopse: "Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.


"Viver sem conhecer o passado é andar no escuro".


Download:
Torrent

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Meu Tio (Mon oncle) - Jacques Tati (França, 1958)


Direção: Jacques Tati
Sinopse: O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo e na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão high-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar. Solteirão descontraído e vagabundo conquista a amizade do sobrinho mostrando as coisas simples da vida. Mas enfrenta os cuidados da irmã e do cunhado que querem vê-lo casado e trabalhando.


Deliciosa comédia francesa, com poucas gargalhadas e mais críticas a uma classe média vivendo de aparências. Um bom texto: Revista Moviement.




Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aeroporto Central (THF: Central Airport) - Karim Aïnouz (Alemanha, Brasil, França, 2018)


Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: O Aeroporto de Berlim-Tempelhof foi inaugurado em 1923 e, sob Adolf Hitler, tornou-se o maior aeroporto do mundo, que finalmente foi fechado em 2008. Mas mesmo hoje, o Aeroporto de Berlim-Tempelhof continua sendo um lugar de chegadas e partidas, usado simultaneamente como abrigo de refugiados e um parque de lazer para os habitantes de Berlim. Um momento historicamente único para um retrato desta cidade dentro de uma cidade, mas também de uma sociedade europeia em estado de emergência, entre a crise e a utopia.


Vi esse documentário logo após ter visto "O Triunfo da Vontade". E como é bom perceber o quanto um país é capaz de se reinventar. O triste é saber que o drama dos imigrantes documentado pelo Karim é apenas uma ponta do iceberg. Quantos sequer conseguem sair do seu país!? Quantos morrem pelo caminho!? Quantos morrem depois de saírem do Aeroporto Central!? Ou se não morrem, qual o tamanho da dor que carregam consigo!?


Download:
Torrent + Legenda

sábado, 1 de agosto de 2020

O triunfo da vontade (Triumph des Willens) - Leni Riefenstahl (Alemanha, 1935)


Direção: Leni Riefenstahl
Sinopse: O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.


Eu nunca imaginei que um dia pararia pra ver esse filme. Mas o Brasil de Bolsonaro me despertou a curiosidade de ver documentários como esse, que retratam a ascensão de líderes nazistas. O preocupante é que esse mar de gente que legitimou Hitler são pessoas comuns, que podem ser iguais aos que a gente encontra ali na esquina. Por uma série de fatores políticos e uma crise econômica profunda, essas pessoas são capazes de dar seu voto para um governo nazista e as consequências disso são imprevisíveis.

Hitler não nasceu do dia pra noite. Da sua eleição até o início da Segunda Guerra Mundial foram 6 anos. Antes disso, muita água rolou. Com o lema "Alemanha acima de tudo", Hitler apelou ao nacionalismo da população, que foi na onda provocada pela principal arma para mobilizar corações e braços armados: a propaganda nazista. Naquela época não existia o conceito de Fake News.

Por isso, faz todo o sentido ver filmes como esse e tentar se aproximar dos cidadãos e cidadãs que foram responsáveis por um dos governos mais genocida da História. Terminado o filme, difícil não ficar apreensivo e frustrado. Mas também há espaço para a esperança por saber que essas pessoas não são necessariamente más. Algumas sim. Mas a grande maioria pode ter cedido ao desespero e sucumbido à sua própria ignorância.

Ainda há tempo.



Download:
Torrent + Legenda

Mais acessados