segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Los Silencios (Los Silencios) - Beatriz Seigner (Brasil, Colombia, França, 2018)

Direção:  Beatriz Seigner

Sinopse: Amparo (Marleyda Soto) e seus filhos Nuria e Fábio chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, fugindo do conflito armado colombiano, onde o pai (Enrique Diaz) e a filha do casal desapareceram. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.


Filme rodado lá pelas bandas de minha amiga Vanessa, na região próxima a Atalaia do Norte. Por ali, o Brasil faz fronteira com Peru e Colômbia. Daquilo que Vanessa me conta, a região é bonita, mas muito pobre. Políticas públicas passam longe. E a identidade é construída a partir dessa miscelânea de países e um longo processo histórico.

Por lá, pelo que conta o filme, as comunidades indígenas resistem a diversas dificuldades e ainda carregam consigo traumas, lembranças e culturas que chegam reverberando de diferentes partes da região. A obra da diretora Beatriz Seigner nos mostra uma parte do Brasil e da América do Sul pouco vista no cinema. E faz isso carregada de simbolismo e cuidado estético.



Download:

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O Posto da Fronteira (Karaula) - Rajko Grlic (Croácia, Bósnia, Sérvia - 2006)


Direção: Rajko Grlic
Sinopse: Nos anos 80, num posto fronteiriço entre a Iugoslávia e a Albânia, um comandante descobre que tem sífilis, criando caos em sua tentativa de evitar sua esposa e admitir sua infidelidade. Os soldados que servem o serviço militar obrigatório tem que lidar com seus próprios problemas.


O cinema dos bálcãs e sua forte característica de usar o humor para retratar situações de guerra a partir de perspectivas pessoais e por quem está no front. 


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Negra de... (La Noire de...) - Ousmane Sembene (Senegal, França, 1966)

 

Direção: Ousmane Sembene

Sinopse: Uma imigrante senegalesa torna-se empregada doméstica de uma família burguesa de França e relembra com dor os eventos que a levaram até o antigo país colonizador.


Uma das principais obras do "pai do cinema africano". Filme forte, que com uma mão dá um soco no estômago e com a outra pincela uma obra de arte. Indispensável para quem quiser mergulhar no cinema que despontou na África a partir de Sembene.



Download:

Torrent + Legenda

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O Cidadão do Ano (Kraftidioten) - Hans Petter Moland (Noruega, Dinamarca, Suécia - 2014)


Direção: Hans Petter Moland
Sinopse: Nils vive em Beitostølen, é casado com Gudrun e tem um filho chamado Ingvar, que acaba de começar a estudar em Oslo. Ele é um homem feliz aos 45 anos de idade, e trabalha como motorista de arado, responsável ​​por manter a estrada do condado sobre Valdresflya livre de neve e, por isso, foi escolhido como Cidadão do Ano da cidade. Um dia ele recebe um telefonema dizendo que seu filho morrera de overdose. O luto pela perda de Ingvar se transforma em desejo de vingança que coloca Nils no meio de uma guerra contra as drogas.


Com um roteiro e personagens que lembram muito os irmãos Coen, o filme ainda conta com uma belíssima paisagem que faz render boas cenas. Apesar de ser um filme banal, consegue divertir e chamar a atenção. Vale o entretenimento.



Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O Dia Depois (Geu-hu) - Hong Sang-soo (Coreia do Sul, 2017)


Direção: Hong Sang-soo
Sinopse: É o primeiro dia de Areum em uma pequena editora. Bongwan, seu chefe, terminou há pouco tempo o relacionamento que mantinha com a funcionária que trabalhava ali anteriormente. Ainda nesse mesmo dia, Bongwan, que é casado, sai de casa na manhã escura e parte para o trabalho. Sua esposa encontra um bilhete de amor, explode em fúria no escritório e acaba confundindo Areum com a mulher que ele deixou.


Não se pode negar que o filme tem seu valor e é bastante estiloso. Talvez até demais e por isso eu tenha me cansado antes de chegar na sua metade.


Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Miss Violence - Alexandros Avranas (Grécia, 2013)


Direção: Alexandros Avranas
Sinopse: Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa, com um sorriso no rosto.


Esse filme me lembrou muito a psicopatia existente nos filmes do Yorgos Lanthimos, outro diretor grego e que tem sido bastante aclamado. Mas não dá pra comentar muito sobre a obra de Alexandro Avranas, sob o risco de dar pistas ou entregar o mistério da história. É um filme muito bom, forte. Vale à pena assistir.



Download:
Torrent + Legenda

Mais acessados