quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Nomadland (Nomadland) - dir. Chloé Zhao (EUA, 2020)

 

Direção: Chloé Zhao

Sinopse: Fern (Frances McDormand) é uma mulher de 60 anos, que depois de perder tudo na Grande Recessão embarca em uma jornada pelo oeste americano, vivendo como uma nômade dos tempos modernos.


Cada vida é uma estrada. A mesma que liberta, a mesma que aprisiona. O que você faz dela, o que ela faz com você. Viver é estradar...



Download:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Camelos Também Choram (Die Geschichte vom Weinenden Kamel) - Byambasuren Davaa, Luigi Falorni (Mongólia, Alemanha, 2003)


Direção: Byambasuren Davaa, Luigi Falorni
Sinopse: Primavera no deserto de Gobi, Sul da Mongólia. Uma família de pastores nômades assiste ao nascimento de filhotes de camelo. Um das camelas tem grande dificuldade no parto, mas com a ajuda da família, dá a luz a um raro filhote albino. Apesar dos esforços dos pastores, a mãe rejeita o filhote recém-nascido, recusando-se a amamentá-lo. Quando todas as esperanças para o pequeno filhote parecem ter desaparecido, os nômades enviam dois jovens em uma jornada através do deserto em busca de um músico...


Que coisa linda! A natureza e seus mistérios flagrados pelo cinema. E uma relação entre mãe e filho que mexe com nossas emoções e faz a gente torcer por um final feliz até o fim!


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Temporada (Brasil) - dir. André Novais Oliveira (2018)

 

Direção: André Novais Oliveira

Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate a endemias na região. Em seu novo trabalho, ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.


Apesar de ser fã e incentivador do cinema nacional, minha relação não é totalmente bem resolvida. Diferente do que acontece comigo em relação às obras estrangeiras, o domínio da língua faz com que se tornem mais perceptíveis as más atuações, as interpretações que não convencem ou os cacoetes dos atores e atrizes. Quando tudo isso acontece num filme bósnio, argelino ou canadense, por exemplo, fica mais difícil notar e isso acaba não influenciando a percepção da obra.

Muitas vezes vi filmes muito bem feitos, interessantes, com belas fotografias, bom roteiro, mas diálogos mecânicos, personagens travados ou seqüências que acabam estragando o todo. É o problema de qualquer obra nacional diante de um espectador que domina o idioma.

Talvez por tudo isso é que "Temporada" me fisgou de uma forma que há muito tempo uma ficção nacional não me fisgava. A excelência das atuações, onde boa parte dos atores e atrizes não são profissionais, é um dos principais méritos da obra do diretor André Novais. A naturalidade dos personagens, dos diálogos e das cenas contróem uma obra singular, onde nada demais precisa acontecer na história, basta deixar ser levado pela vida comum dos seus personagens.

Chega dá um orgulho ao ver o cinema brasileiro, mineiro e preto nos dando presentes como esse.




Direção:

Torrent + Legenda

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Presidente (Le président) - Jean-Pierre Bekolo (Camarões, 2013)


Direção: Jean-Pierre Bekolo
Sinopse: Um presidente de 42 anos no poder, discretamente deixou o palácio na véspera de uma importante reunião eleitoral. Este desaparecimento - acompanhado de perto pelos meios de comunicação e pelos concorrentes do poder e até mesmo pelos prisioneiros - abre a guerra de sucessões entre os diferentes atores. O filme toma forma em torno de ativismo, mas sem perder o seu toque leve. Ele faz perguntas sobre a responsabilidade daqueles no poder. Le président é uma alegoria sobre os homens que dirigem a África.


O vazio existencial de um presidente obsoleto e que perdeu a legitimidade para uma juventude cansada de uma retórica pretérita que não dá respostas aos problemas presentes.

O diretor Bekolo faz uma alegoria do presidente camaronês Paul Biya. Quando o filme foi feito, em 2013, ele estava há 32 anos no poder. Em 2018, Biya foi reeleito para mais 7 anos na presidência. Alguns candidatos não participaram da eleição, alegando que o processo era fraudulento. Alguém duvida que seja?



Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

180° South (180° South) - dir. Chris Malloy (EUA, 2010)


Direção: 
 Chris Malloy

Sinopse: "180º South" é um documentário que narra a viagem que Jeff Johnson fez até a Patagonia, inspirada na lendária viagem de 1968, de Yvon Chouinard (fundador das marcas Black Diamond e Patagonia) e Doug Tompkins (fundador da marca The North Face), quando eles foram de carro até a Patagonia para escalar o Cerro Fitz Roy, conquistando a via Californiana. 


Cuidado! Esse filme dá gatilho. Principalmente pra quem tá confinado no meio de uma pandemia e observando a pochete e a mochila penduradas no armário.




Download:

Torrent + Legenda

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Violência Gratuita (Funny Games) - Michael Haneke (Áustria, 1997)


Direção: Michael Haneke
Sinopse: O que seria um bucólico período de férias à beira de um lago para Anna, George e seu filho pequeno, transforma-se num pesadelo quando recebem a visita de um casal de jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica.


Os dois personagens criam o filme sob medida para o espectador. É violência que você quer ver? Eles lhe dão. Até o final? Então eles vão até o final. O filme é pra você. Você que diz se para ou continua. Sim, os personagens são sádicos. E você?


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (Never Rarely Sometimes Always) - dir. Eliza Hittman (EUA, Inglaterra)

 

Direção: Eliza Hittman

Sinopse: Um retrato íntimo de duas adolescentes na zona rural da Pensilvânia. Diante de uma gravidez indesejada e da falta de apoio local, Autumn e sua prima Skylar embarcam em uma jornada até a cidade de Nova York.


Um dos destaques dos festivais internacionais de 2020, o filme põe o dedo numa ferida que precisa ser tocada. Enquanto mulheres sem dinheiro continuarem a morrer em abortos clandestinos e o patriarcado criminalizá-las e marginalizá-las, será preciso continuar tocando nessa ferida.

O filme, no entanto, não conseguiu me emocionar tanto. Algumas sequencias que tinham tudo pra mexer cá dentro, acabaram passando de forma banal e corriqueira. Apesar da boa atuação da atriz Sidney Flanigan, sua personagem não me cativou. É um bom filme, mas dessa vez não bateu. Fiquei muito mais mexido com 4 meses, 3 semanas e 2 dias.



Download:

Torrent + Legenda

Mais acessados