Direção: Aris Chatzistefanou
Elaborado pelos mesmos produtores de Dividocracia, o documentário trata da privatização de setores chave da economia tais como: comunicações, energia, transportes e água.
Passando pela Rússia de Boris Yeltsin, Inglaterra de Tatcher, Eua de Reagan, até chegar na Grécia atual, o documentário nos mostra como a ideologia neoliberal - que prega o Estado Mínimo - funciona na prática: utiliza o próprio Estado para transferir patrimônio público em serviço de interesses privados.
Documentário grego muito parecido com o documentário argentino Memória do Saqueio. Não pelo formato, muito menos pela estética. Mas, pelo conteúdo. Enquanto o filme argentino, produzido em 2004, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década de 1990, na Argentina; o filme grego, produzido em 2012, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década 2000, na Grécia. Daí a semelhança. A história se repetindo como farsa.
Catastroika, no entanto, é mais superficial no conteúdo e um pouco cansativo no formato. Mas, ainda assim, uma fonte de informação interessante para compreender a crise que a Grécia e outros países da Europa vêm enfrentando.
Download:
Torrent + Legenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário