Sinopse: Torre das Donzelas traz relatos inéditos e surpreendentes da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes em São Paulo. Elas estiveram presas juntas na década de 70 na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas do presídio. O filme remonta, a partir de fragmentos de lembranças de cada uma delas, uma instalação semelhante ao espaço do cárcere onde estiveram presas. Nesse cenário elas se reencontram 45 anos depois para romper com o silêncio e o medo de relatar os horrores de viver sob uma ditadura.
Em um dia como o de hoje, em 1964, se iniciava uma ditadura que durou duas décadas. Algumas pessoas que ousaram lutar contra esse regime, como essas senhorinhas do filme, foram perseguidas, presas e torturadas. Muitos foram assassinados. Mas elas sobreviveram para contar um pouco dessa história vergonhosa do Brasil.
O documentário é bem feito, utilizando recursos cênicos e fugindo de qualquer sensacionalismo. É muito interessante ouvir das "vovós" as experiências de décadas passadas. É rico esse olhar de mulheres maduras sobre as jovens mulheres que um dia foram. É indispensável para nossa sociedade ouvir relatos como a dessas mulheres. Mas não é fácil falar. Dói.
Uma passagem, em especial, me tocou. Quando uma delas comenta que nunca contou sobre os fatos vividos na prisão para seus maridos, filhos e netos. Eu sei o que é isso. Tenho um exemplo em casa.
O filme me deixou com vontade de conversar com minha mãe. Por mais difícil que seja, falar é um ato de luta e coragem. E ouvir é indispensável para não deixar a luta por democracia morrer.
E assim, aos trancos e barrancos, vamos tentando construir um país livre, soberano, com justiça social, inclusivo e com os direitos humanos respeitados.
Obrigado, Donzelas.
Ditadura nunca mais!
Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário