Sinopse: Em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.
Nos últimos dias, imagens do povo Yanomami rodaram o Brasil. Em uma delas, uma criança desnutrida e em grave situação de insegurança alimentar, divulgada no mesmo dia em que o presidente ostentava um pedaço de picanha que custa R$ 1.799,00 o quilo.
Outra imagem foram de garimpeiros invasores atirando contra os Yanomamis. Há quem diga que eram ligados ao PCC e aos grandes empresários que lucram com o garimpo. Isso, em um país em que o Ministro do Meio Ambiente critica operações policiais contra a exploração ilegal da floresta e o governo defende mais invasões e menos indígenas, menos floresta e mais boiada.
Diante desse contexto, o recém-lançado filme de Luiz Bolognesi acaba tendo um valor histórico imensurável. Uma obra delicada e um registro fantástico de uma cultura que, há séculos, pode ser exterminada a qualquer momento.
Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário