Direção: Norman Jewison
Sinopse: Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar.
Premiado filme estadunidense, que aborda o racismo em meio a uma trama policial. Para um espectador de hoje, a obra pode estar defasada, já que não adentra camadas mais profundas e estruturantes do racismo e ainda tem que ver a redenção do personagem racista. Mas pra época era palatável abordar o racismo dessa maneira e certamente teve um importante valor diante do debate público sobre os direitos civis estadunidenses, no país que tinha acabado de assassinar Malcolm X e veria Luther King ser morto um ano depois do lançamento dessa obra.
Os EUA pegavam fogo! E o Oscar se posicionou, dando o prêmio de melhor filme para No Calor da Noite, desbancando Bonnie e Clyde, A Primeira Noite de um Homem e... Adivinha quem vem para jantar, um filme muito parecido e que também era estrelado pelo Sidney Poitier. O curioso é que mesmo protagonizando dois filmes que concorriam à categoria de Melhor Filme, Poitier não levou o Oscar de melhor ator. A estatueta ficou com Rod Steiger, o ator branco que interpretava o personagem racista.
Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário