Direção: Leon Hirszman
Sinopse: O episódio tem como principal personagem a paciente Adelina Gomes – moça pobre, filha de camponeses, internada num hospício no final dos anos 1930. Aos 18 anos, Adelina apaixonou-se por um rapaz, mas seu casamento foi proibido pela mãe. Em sinal de revolta, ela estrangula a gata de estimação da família e recebe o diagnóstico de esquizofrenia. Ao longo do filme, conhecemos as esculturas e pinturas feitas por Adelina no ateliê da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, organizada por Nise da Silveira em 1946.
Adelina Gomes. Em 68 anos de vida produziu 17.500 obras artísticas, dentre pinturas e diversos tipos de artesanato. Mais do que um ofício, a arte representou para Adelina um tratamento humanizado para lidar com traumas definidores do seu destino. Ela poderia ter tido uma vida diferente, se tivesse nascido em tempos diferentes e em lugares que já superaram o debate sobre o fracasso do modelo manicomial. Também poderia ter tido uma vida pior, se não tivesse tido alguém como Nise da Silveira em sua vida.
Que esse documentário sirva de lição sobre as tantas Adelinas que prendemos e castramos ao longo dos tempos, mas também sobre as possibilidades que a arte e um tratamento humanizado são capazes de criar em direção à cura de dores e libertação de fantasmas.
Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário