Direção: Juzo Itami
Tampopo (Nobuko Miyamoto) é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do ramen - tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga ela recebe é orientada por Goro (Tsutomu Yamazaki), um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.
Em Tampopo o cardápio principal são os alimentos. Do começo ao fim. E está presente em todas as passagens do filme: no sexo, na morte, na briga, na festa, no amor, na maternidade.
Não me assustaria se descobrisse que o diretor na verdade é um chef de ofício, que resolveu fazer um filme para testar os seus dotes e divulgar as suas receitas.
Apesar de não ser nenhuma iguaria, Tampopoenche a barriga. Desafio qualquer um a assisti-lo e, no final, não correr para a cozinha preparar algo para comer. No meu caso, tentei imitar o prato principal do filme. Cozinhei o macarrão do miojo, depois aproveitei sua água ainda quente e dissolvi o pó do tempero artificial, para servir de sopa. Joguei a massa e a sopa em um tapwere (uma tigela improvisada), acrescentei ovo cozido e umas sobras da geladeira: frango desfiado, com pedaços de pimentão, cebola e tomate bem refogados. E ficou muito bom! Na falta de saké, bebi uma cachacinha mineira. Na falta dos pauzinhos: colher e garfo. E, assim, saciei minha fome, provocada pelo filme.
Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário