segunda-feira, 31 de maio de 2021
Sinais de Vida (Lebenszeichen) - Werner Herzog (Alemanha, 1968)
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Encontros no Fim do Mundo (Encounters at the End of the World) - Werner Herzog (EUA, 2007)
segunda-feira, 24 de maio de 2021
Alvorada (dir. Anna Muylaert, Lô Politi) - Brasil (2021)
Sinopse: O filme narra de um ponto de vista íntimo, o dia a dia da presidenta Dilma Rousseff na sua residência oficial, o Palácio do Alvorada, enquanto aguardava o veredito do processo de impeachment. Retratando os corredores do palácio desenhado por Oscar Niemeyer, vemos o vai de vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, sussurros e telefonemas. Sentimos a tensão crescente dos funcionários, assessores e ex-ministros.
Dilma, a humana.
Download:
quinta-feira, 20 de maio de 2021
La Yuma (dir. Florence Jaugey) - Nicarágua (2009)
Direção: Florence Jaugey
Sinopse: Manágua, hoje. Yuma quer ser boxeadora. No seu bairro pobre, as gangues lutam pelo controle das ruas. Em casa, a indiferença é a regra do jogo. O ringue, energia e agilidade dos pés e das mãos são os seus sonhos e escolhas. A rua, um roubo, um encontro: Yuma ajuda Ernesto, um estudante de jornalismo do outro lado da cidade. Eles são diferentes, mas se apaixonam, atraídos pelo mesmo desejo de encontrar seu próprio espaço no mundo. No entanto, a desigualdade os torna lutadores em cantos opostos. Crime e pobreza na Nicarágua os colocam diante de um universo violentamente dividido em vários contrastes.
País novo no blog! Infelizmente a Nicarágua não tem tradição cinematográfica. Uma pena, pois cultura e arte são armas poderosas contra as injustiças, violências e desigualdades - uma tríade habitual na América Latina.
Por isso, La Yuma acaba se destacando. Apesar de ser um filme simples (bom, mas basicão), põe na tela um país praticamente invisível na filmografia mundial. Tanto é que - pelo que pesquisei - essa película foi a última ficção produzida na Nicarágua. E lá se vai mais de uma década...
Download:
segunda-feira, 17 de maio de 2021
[ESPECIAL] Brasil.doc #10
Após ser removido, o backup do blog não conseguiu recuperar as postagens de 2012. Nesse ano, o projeto tinha começado e foram vistos e postados 366 filmes.
Aos poucos vou repostando todos os 366 filmes, em formato de especial.
Pra começar, 10 documentários brasileiros!
1. Maria Bethânia – a pedrinha de Aruanda
Direção: Andrucha Waddington (2007)
2. Notícias de uma guerra particular
Direção: João Moreira Salles , Kátia Lund (1999)
3. ABC da Greve
Direção: Leon Hirzman (1990)
4. Garapa
Direção: José Padilha (2009)
5. A opinião pública
Direção: Arnaldo Jabor (1967)
6. O Prisioneiro da Grade de Ferro
Direção: Paulo Sacramento (2004)
7. 33
Direção: Kiko Goiffman (2002)
8. Uma noite em 67
Direção: Renato Terra e Ricardo Calil (2010)
9. Quebrando o tabu
Direção: Fernando G. Andrade (2011)
10. Um lugar ao sol
Direção: Gabriel Mascaro (2009)
quinta-feira, 13 de maio de 2021
A última floresta (dir. Luiz Bolognesi) - Brasil (2021)
Sinopse: Em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.
Nos últimos dias, imagens do povo Yanomami rodaram o Brasil. Em uma delas, uma criança desnutrida e em grave situação de insegurança alimentar, divulgada no mesmo dia em que o presidente ostentava um pedaço de picanha que custa R$ 1.799,00 o quilo.
Outra imagem foram de garimpeiros invasores atirando contra os Yanomamis. Há quem diga que eram ligados ao PCC e aos grandes empresários que lucram com o garimpo. Isso, em um país em que o Ministro do Meio Ambiente critica operações policiais contra a exploração ilegal da floresta e o governo defende mais invasões e menos indígenas, menos floresta e mais boiada.
Diante desse contexto, o recém-lançado filme de Luiz Bolognesi acaba tendo um valor histórico imensurável. Uma obra delicada e um registro fantástico de uma cultura que, há séculos, pode ser exterminada a qualquer momento.
Download:
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Sanjuro (Tsubaki Sanjûrô) - dir. Akira Kurosawa (Japão, 1962)
Sinopse: Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo, o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.
Clássico do mestre Kurosawa. Filmão!
Download:
quinta-feira, 6 de maio de 2021
No Calor da Noite (In the Heat of the Night) - Norman Jewison (Estados Unidos, 1967)
segunda-feira, 3 de maio de 2021
Mapa de Sonhos Latinoamericanos (Mapa de Sueños Latinoamericanos) - dir. Martín Weber (Argentina, 2020)
Direção: Martín Weber
Sinopse: Entre 1992 e 2013 o artista argentino Martín Weber fotografou América latina com intensidade, pedindo às pessoas para escreverem os seus sonhos com giz sobre um quadro-negro de madeira. Décadas depois, perguntou-se se algum daqueles sonhos teria se cumprido. Este filme é uma nova viagem na busca dessas mesmas pessoas, para dar testemunha das suas vidas.
Daqueles filmes que faz você ter uma inveja do bem: putz! como eu queria ter feito um filme como esse. Parabéns ao fotógrafo e diretor Martín Weber por esse projeto. Saiu lindo, tenso e apaixonante, tal como a América Latina!
Download:
Mais acessados
-
Em um dia como o de hoje, mas em 1910, nascia Akira Kurosawa. O japonês de Shinagawa (Tóquio) se tornou uma das maiores referências do cin...
-
No dia 2 de abril de 2021, ao completar 9 anos de vida, o 366filmesdeAz foi removido pelo Blogger e minha conta suspensa! Felizmente, um bac...
-
No Novembro Negro, mês de luta pela consciência negra, o 366filmesdeaz disponibiliza 201 filmes dirigidos por 124 diretores negros e diretor...